O que é Austeridade e Anomia Social nas políticas públicas?

Hoje vamos nos aprofundar em um tema muito conhecido porém pouco compreendido na economia e na política.

Você entenderá o que é, os motivos, causas e efeitos da adoção da política pública mais controvérsia que existe, a Austeridade.

Para fins de imparcialidade, iremos apresentar dados e interpretações filosóficas dos dois lados da moeda, literalmente.

O que é Austeridade?

Quando falamos sobre políticas econômicas monetárias, a austeridade é uma estratégia que significa a adoção de controle intensivo de gastos baseado no estado crítica do déficit público que uma região, cidade, grupo ou nação pode ter.

Resumidamente é quando a dívida pública é tão grande que se torna insustentável, é conhecida também como o ponto em que mesmo com crescimento de valor a economia fica estagnada, obrigando as autoridades a escolher tecnicamente aonde deve-se passar a tesoura do Estado.

Quais são os motivos que levam a adoção de uma política de austeridade?

Geralmente, esta política é adotada quando o governo infla seus gastos públicos sem geração de valor monetário associado.

Entretanto, alguns economistas dizem que essa situação pode ser ocasionada pela especulação do mercado financeiro a fim de vencer apostando no colapso da dívida pública, um movimento em conjunto de vários fundos de investimentos ou bancos pode obrigar governos a adotar esta política.

De acordo com a Wikipedia:

Bancos privados ou instituições multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), normalmente exigem a adoção de uma política econômica "austera", por parte dos países que pretendam refinanciar suas dívidas. 

Em geral, o governo do país deve comprometer-se a reduzir a despesa pública através da extinção (ou drástica redução) de subsídios e diminuição das despesas de custeio da administração, entre outras formas. 




Anomia Social e os efeitos da austeridade

Anomia social é um estado individual ou coletivo de apatia total, falta de objetivo, regras que causa uma perda significativa de identidade ao afetado.

Estudos demonstram que um excesso de austeridade leva a um estado de anomia social.

Logo, os efeitos a médio e longo prazo da adoção de políticas "austeras" é prejudicial para a imagem social.

Anomia social - Capitalismo vs Socialismo.

Alguns filósofos progressistas afiram que essa é uma consequência necessária para que o mundo tenha paz e união entre as nações e que isso controla e diminui em partes as desigualdades causadas pelo capitalismo.

Em contrapartida, Durkheim, o famoso filósofo francês, propôs que, analisando os países que adotavam políticas que causassem anomia social possuíam um número mais elevado de suicídios.

Neste sentido, o conceito de anomia é utilizado para sustentar que a sociedade internacional contemporânea estipula objetivos que não possuem normas e instituições apropriadas para regular e controlar o alcance destas metas. Assim, diante da impossibilidade de atingir estes objetivos, os atores internacionais frequentemente desconsideram as organizações internacionais ou as normas estabelecidas pela sociedade internacional.


Austeridade no Brasil 

Por mais incrível que pareça o governo que adotou a política de austeridade mais recente no brasil foi o de Luiz Inácio Lula Da Silva.

Em 2003, como presidente da república, Lula assumiu o governo com a inflação e o dólar fugindo do controle em termos prejudicais e catastróficos para dívida pública, assumindo valores elevados demais para que o banco central utiliza-se suas reservas para controlar.

Curiosamente Henrique Meirelles foi um dos encarregados de afirmar e definir os embasamentos técnicos para os cortes de gastos e sua equipe mirou diretamente na taxa de juros, elevando-a a mais de 26,50% na época.

Uma tática considerada completamente preguiçosa por alguns economistas, um amigo meu, atualmente mestre em economia me deu uma mini aula sobre isto quando morávamos juntos em uma republica e ele afirmou que tal estratégia é uma das responsáveis por grande parte do colapso financeiro nos anos posteriores.

Entretanto o governo culpa os especuladores por apostarem contra as táticas do governo e lucrarem em cima dos títulos brasileiros associadas a taxa de juros e outros ativos afins.

palanque político - austeridade


Att do Blog.


Obrigado pela leitura, gostaria de explicar neste post que meu Blog está exibindo popunders como renda para manter os custos, assim que a Equipe do Google se regularizar e o Blog for avaliado pelo AdSense isto será corrigido, até mais, agradeço a compreensão e obrigado pela leitura.


 

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Bem interessante, confesso que me interesso muito por economia em si, geralzona mesmo, mas me interesso muito pouco pela ligação entre economia e política, mesmo sabendo que as duas andam de mão dadas. Tento fugir dos assuntos de políticas, primeiro pq não gosto e segundo pq sou leigo, mas confesso que informações assim são muito úteis =)

    Bom post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não entendo muito, mas, creio que é fundamental para análise fundamentalistas em várias escalas de Investimentos.


      Obrigado pela leitura!

      Abraço

      Excluir

Deixe sua opinião e nos ajude a crescer!
Tenha consciência das politicas de comentários do Google!
Seja educado e gentil.