Escândalo da XP Investimentos

Imagem e texto por - Matheus do IR Blog


Descubra o que aconteceu com a XP Investimentos e o motivo da polêmica envolvendo a empresa brasileira de investimentos com capital aberta na NASDAQ.

No dia 6 de março de 2020 os escritórios de advocacia de direitos dos Estados Unidos e investidores estão alegadamente investigando a corretora brasileira XP Inc por investidores sendo enganados. Menos de 3 meses após o IPO da XP, The Winkler Group publicou um relatório levantando sérias questões sobre a precisão das finanças da empresa.

Entre outras coisas, o relatório diz que há discrepâncias significativas entre as auditorias internas da XP e as demonstrações financeiras fornecidas aos investidores no seu prospecto de IPO. Além disso, o relatório alega que a XP demitiu seu auditor depois que descobriu fraquezas nos controles internos. 

Pelo menos duas empresas americanas - (Block & Leviton e a Rosen Law Firm) - estão preparando processos de ação coletiva contra a XP Inc e incentivaram os interessados em XP a procurar um conselho.


Sobre a XP, Inc.

Se você não sabe, a XP inc, é uma das, senão a maior corretora de investimentos do Brasil, que chegou inclusive a abrir capital (oferecer suas ações) na bolsa de valores americana NASDAQ.


 já fiz uma publicação aqui no blog apresentando a XP e a TORO investimentos .

Efeitos na NASDAQ


Foi assim que as ações da XP abriram o dia na NASDAQ, despencando mais de 13,34% no seu valor de mercado.

As previsões são de que se as investigações continuarem, a queda da XP Inc só tende a se estender mais e mais fazendo com que tenha se deliciado com o IPO sofra as consequências de uma empresa em curso de investigação.


Minha Opinião.

O que me intriga é o fato de uma empresa tão grande e tão valorizada apresentar em menos de 3 meses do seu IPO - Inicial Public Offer (Oferta pública Inicial) um escândalo de corrupção de nível global.

Para situar o leitor, as leis empresariais de corretoras de investimentos dos estados unidos são milhares de vezes mais rigorosas que no Brasil, sendo considerada exemplo de segurança para os investidores do mundo todo, fazendo com que esquemas de corrupção e de pirâmides sejam facilmente detectados por auditores e oficiais de justiça.

Eu acredito que baseando-se no fato de que as leis americanas são rigorosas (sério, lá não se brinca com o dinheiro do investidor) o fato ter vindo a público só torna mais fiel e verídico o processo envolvido, o que é uma pena, eu particularmente gostava muito da XP, tanto que utilizo a Clear (corretora afiliada da XP) a muitos meses e nunca tive nenhum problema.

Essa notícia não deixa apenas os usuários da XP tristes ou chateados, mas também deixou os investidores da NASDAQ furiosos, afinal, o IPO da XP era considerado o IPO da DÉCADA, sendo destaque mundial de compra e ordens simultâneas.

E agora?

Acredito que daqui pra frente, devemos acompanhar o desenrolar do caso na justiça americana, mas pelo o meu conhecimento da legislação financeira dos EUA, é bem provável que a XP deva prestar contas, pagar multas e possivelmente até indenizações milionárias para alguns de seus acionistas e/ou clientes.

Uma verdadeira pena para o Brasil, que ainda está engatinhando na conquista de notoriedade e visibilidade no mercado financeiro de investimentos retail.

Só resta acompanhar e torcer para que os danos a XP e a reputação brasileira no exterior não sejam PIORES do que já foi só pelo fato da notícia ter saído à tona.

Seria o FIM da XP Inc?

Nós da IR invest acreditamos que NÃO, uma empresa tão grande, por pior que sejam tais escândalos acaba que por contratando bons advogados que negociam estratégias de indenizações, afinal, destruir por completo a XP seria transformar o maior IPO da década em PÓ e nós duvidamos que isso vá acontecer.

Americano não gosta de perder dinheiro, muito menos de fechar uma corretora com o seu dinheiro lá.


Deixando claro que apenas expressamos nossa opinião sobre os fatos e que todas as conclusões devem ser feitas e esclarecidas pelas instâncias legais tanto da B3 se necessário quanto da NASDAQ e do governo americano.


Se gostou, deixe um comentário, se inscreva no Blog e compartilhe a notícia pelo Whatsapp, Instagram ou Facebook.


Essa publicação não tem finalidade de degenerar ou incentivar nenhuma atitude contra a empresa e expressa apenas nossa opinião diante da notícia apresentada.