XP investimentos ou Toro, Qual é Melhor?

Você já deve ter se perguntado qual é a melhor corretora do brasil. Vamos analisar essas duas corretoras e mostrar ao leitor qual tem o melhor custo benefício do mercado brasileiro de ações.


Imagem e texto por - Matheus do IR Blog


Quais critérios devemos analisar e quais as fontes das nossas informações?

Primeiramente, vamos deixar claro que utilizaremos de critérios variados, a maioria conhecida pelo grande público entretanto irei expor minha experiência de usuário e de colegas do ramo sem patrocínio nenhum ou passando pano pra nenhuma das duas.

Nosso blog independente visa a confiabilidade e a não venda de cursos ou e-books "milagrosos" de investimentos, apenas oferecendo a verdade que poucos têm coragem de expor!

Vamos dividir as notas de avaliação de maneira comparativa com uma classificação de serviço;

  - PÉSSIMO, RUIM, SATISFATÓRIO, BOM, EXCELENTE -

 Apresentaremos os motivos paras as respectivas avaliações e uma comparação detalhada no final de cada critério.


Vamos introduzir cada uma das corretoras caso você não esteja 100% familiarizado com o mercado brasileiro ou esteja entrando agora no mundo dos investimentos ou Trading.



A história da XP.

A XP Investimentos é uma corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários em uma S.A, fundada em 2001 por Guilherme Benchimol, Economista da UFRJ que trabalhou com operações na bolsa durante mais de 10 anos, conseguiu fazer de pasmem, um EMPRÉSTIMO, a corretora do país que mais movimentou volume de dinheiro na bolsa de valores B3 - BOLSA BALCÃO hoje possui capital aberto na bolsa americana de tecnologia NASDAQ e está sendo negociada por mais de R$ 55,00 reais no dia de hoje.

O que poucos sabem é que a XP não surgiu necessariamente do nada, ela teve um empurrãozinho de vários investidores grandes no país e com uma estratégia de marketing totalmente inovadora por meio de mídias digitais e redes sociais abocanhou todo o mercado brasileiro, chegando a comprar corretoras menores, como a Clear investimentos e a RICO investimentos, duas corretoras que também pretendo analisar aqui, já que quando venho a operar no brasil utilizo de uma dessas duas.


A história da Toro.

A Toro investimentos também é outa corretora brasileira de câmbio, títulos e valores mobiliárias, com sede em Belo Horizonte-MG possui uma escala de operações e volume menor mas com uma história tecnológica notável e com um trabalho de marketing que foi capaz de competir e até mesmo superar a XP em alguns momentos em 2018.

A Toro, assim como a cidade de Belo Horizonte se destacam pela tecnologia e a crescente vontade de se adaptar e inovar nas tecnologias do mercado financeiro, por meio de home-brokers avançados e afins.


Critérios de avaliação.

Facilidade de abertura de conta.
  • XP investimentos: RUIM. 
  • Toro: BOM.
Testamos a abertura de conta em cada uma das duas via desktop (Computador ou Notebook) e mobile (Celular ou Smartphone) e chegamos na conclusão de que foi extremamente mais fácil abrir uma conta tanto na plataforma mobile quanto na plataforma desktop da TORO.

Chegando a levar aproximadamente 5 minutos na toro e estressantes 25 minutos na XP, tive problemas principalmente no aplicativo mobile, que não estava me enviando o e-mail de confirmação e não carregou as últimas perguntas pessoais, que por sinais eram excessivas, visto que é possível montar um perfil de risco para um investidor sem invadir a vida privada do mesmo.


 Futuramente pretendo montar o nosso próprio analisador de perfil baseado em exemplos de cases de ALTA E BAIXA de ações que aconteceram na B3 recentemente .


  1. Atendimento básico ao cliente iniciante.

  • XP investimentosEXCELENTE.
  • ToroSATISFATÓRIO.

Como de costume, fizemos um levantamento de como eles informam o cliente sem experiência, baseando é claro na experiência minha e de alguns colegas que estamos no Trading e no mercado à algum tempo.

Nossa conclusão inicial foi que a XP oferece muito mais informação ao cliente de maneira muito mais acessível, tanto na plataforma desktop e mobile fornecendo várias interações de como operar na plataforma.

Já na Toro a tecnologia funciona com menos travamentos entretanto se dá por meio complexa demais para um usuário recém chegado.


Plataforma Desktop.

  • XP investimentos: SATISFATÓRIO.
  • Toro: SATISFATÓRIO.
Entre as duas notamos que fornecem a mesma qualidade de brokers (corretoras) padrão para o cliente, pouco suporte para trader e um bom suporte para investimentos 
normais de renda fixa e renda variável.



Plataforma Mobile.

  • XP investimentos: SATISFATÓRIO.
  • Toro: SATISFATÓRIO.

Quando se trata de avaliar aplicativos de celular entramos em um caminho bem complicado já que existem inúmeras marcas e modelos em circulação no brasil, este é o critério mais difícil de chegar a uma conclusão fixa mas vamos pela minha opinião que utilizei um Iphone X, não tive problema de compatibilidade em nenhuma das duas entretanto notei um desempenho melhor no aplicativo da XP.


Modelo do aplicativo da XP investimentos, direitos reservados à XP, S.A.

Sobre as avaliações gerais da Play Store, para quem utiliza Android, soube que a XP apresenta alguns problemas de desempenho.

Além do mais, na minha opinião, ambas não oferecem um serviço completo de funções, como por exemplo uma versão do METATRADER embutida diretamente no aplicativo principal para operações complexas e envios de ordem.
Modelo do aplicativo Toro Radas - Direitos reservados Toro investimentos S.A.



Variedade de serviços e operações.
  • XP investimentos: BOM.
  • Toro: PÉSSIMO.

Neste tópico a diferença foi gritante, a Toro claramente te limita a certos tipos de ativos, te induzindo descaradamente para certos tipos de fundos de ações/LCI's ou CDB's.

Já na XP você tem uma liberdade maior e podendo ter um acesso relativamente simples aos dados e estatísticas de fundos de ações, imobiliários e da volatilidade diária do preço com um atraso bem pequeno, inclusive na minha experiência, considerei o menor atraso de atualização do mercado, imagino que devido à associação recente da Infomoney.

O fato é que podemos acessar os dados do Tesouro direto e cálculos informativos do Banco Central de maneira bem simplificada e intuitiva em qualquer plataforma.


Suporte ao usuário padrão e ao Day Trader experiente.
  • XP investimentos: BOM.
  • Toro: RUIM.

Quando o assunto é suporte, a XP sai na frente disparada e com anos luz de vantagem, nota-se uma quantidade relevante de suporte, mesmo tendo passado uma grande dor de cabeça abrindo a conta, não notei nenhum problema posterior que não fosse resolvido de maneira simples pelo suporte ou alguma informação sobre rendimentos/taxas atualizações que eu tenha dado falta.

Como eu não testei as plataformas de day trade, prefiro deixar a questão em aberta nos comentários.

Taxa de corretagem.

  • XP investimentos: SATISFATÓRIO.
  • Toro: PÉSSIMO.

Sobre as taxas de corretagem e afins, eu tenho vergonha de quem opera com a Toro, é simplesmente um absurdo, taxas altíssimas, principalmente para quem vai comprar lotes fracionários, embora este seja algo recorrente nas corretoras brasileiras, na Toro chega a ser abusivo, tirando totalmente a possibilidade de lucro na modalidade.

Na XP as corretagens existem entretanto se mostram um pouco mais flexíveis principalmente para quem possui um capital inicial bem elevado, superior a R$ 10.000 reais.


Então, qual é a melhor corretora de grande porte?

Na nossa opinião, entre as duas, seria mais vantajoso trabalhar com a XP, devido ao tamanho das suas estruturas internas e externas e ao volume diário de transações e a relação com a taxa de corretagem.

Entretanto essa publicação não é recomendação, apenas uma visão comparativa.


Eaí, sentiu que faltou alguma informação relevante ou discorda de alguma nota atribuída? Deixa um comentário e compartilhe para que mais pessoas conheçam nosso trabalho independente compromissado com a verdade.